Transversal Challenges

Equipas

Gestão de Equipas em Serviços de Saúde

22-T02
Applications to the current course are now closed.
<< back to courses index
July 5th 2022 - July 6th 2022
COURSE COORDINATORS
Generosa do Nascimento (Gestão, PhD)
COURSE PRESENTATION
BOLSAS A 100% DO VALOR DA PROPINA
INSCRIÇÕES AQUI: https://www.essa.pt/portal/cursos/prr-egess/  

No atual contexto designado por BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible – Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível), o capital humano e social é uma vantagem competitiva para o desenvolvimento sustentável das organizações em geral e para as da saúde, em particular. Uma das estratégias emergentes é o desenvolvimento de equipas de alto desempenho considerando diversas dimensões, entre as quais, o bem-estar dos profissionais.

É neste enquadramento que se desenvolve esta formação avançada para profissionais que exercem funções de liderança na área da saúde. Para além da abordagem das melhores práticas, metodologias e instrumentos adequados neste domínio, contará ainda com a participação de convidados de reconhecido mérito.

Para o efeito, este curso versa sobre os fatores organizacionais que caracterizam serviços de saúde de elevado desempenho. Após discutir o que se pode considerar elevado desempenho de organizações de saúde, abordam-se diferentes explicações para o mesmo. De entre estas, destacam-se quatro principais: as decorrentes da ideia de sistemas de trabalho de elevado desempenho; a coordenação relacional; o clima de segurança e a fiabilidade organizacional; a gestão do bem-estar e do burnout dos profissionais.

Termina-se com uma perspetiva integradora na qual seja possível determinar estratégias de promoção do desempenho, ativando diferentes variáveis em contextos distintos.
TARGET AUDIENCE
Profissionais na área de saúde, não médicos, com funções de direção/coordenação de organizações/serviços e/ou de equipas.
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  1. Identificar indicadores de desempenho relevantes em serviços de saúde
  2. Descrever diferentes configurações de elementos organizacionais geradores de desempenho organizacional em serviços de saúde
  3. Conceber estratégias capazes de influenciar diferentes configurações de elementos organizacionais geradores de performance acrescida
  4. Conceber estratégias de gestão do bem-estar dos profissionais, com ênfase para o burnout
ADMISSION CRITERIA
  • CV

 
Founders