Professional Practice Technical Challenges

Comunicação

Fatores de Risco na Infância: Fala, Voz e Fluência

22-P03
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November 25th 2022 - November 26th 2022
COURSE COORDINATORS
Jaqueline Carmona (Terapeuta da Fala, Linguista, Especialista Europeia em Fluência, Especialização em Perturbações da Fluência)
COURSE PRESENTATION
BOLSAS A 100% DO VALOR DA PROPINA
INSCRIÇÕES AQUI

Nos primeiros anos de vida, as crianças passam por um grande desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor responsável pelo ganho de maturidade essencial para o desenvolvimento de várias competências. Durante esse desenvolvimento algumas crianças passam por dificuldades na produção de sons de fala, voz e fluência. Obviamente, não é esperado que uma criança, por exemplo com três anos de idade, tenha a mesma competência de produzir sons, palavras e enunciados ou produzir um discurso com a mesma fluência de um adulto.

No entanto, nem sempre as crianças são referidas precocemente, mas quando a condição já é persistente. A fim de prevenir consequências académicas, sociais e pessoais, a deteção precoce é essencial. Sabe-se que algumas das dificuldades mencionadas previamente podem desaparecer de forma espontânea num prazo de seis meses e há um número crescente de evidência científica que nos permite diferenciar e compreender quais os fatores  que aumentam a probabilidade dessa remissão espontânea ou que são responsáveis pela sua cronicidade. É necessário compreender e saber analisar essa informação, de forma a  entender quando, porquê e para quem devemos reencaminhar, como por exemplo para terapia da fala.

Este curso pretende  fornecer aos profissionais de saúde uma visão geral do desenvolvimento da fala, bem como as características compatíveis com distúrbios de voz e/ou gaguez ou taquifemia.  Estes são particularmente significativos, uma vez que são as perturbações mais frequentes nas crianças.

Será abordada a distinção entre alterações e perturbações, com ênfase nos sons da fala, disfonia e gaguez assim como taquifemia em crianças.
Como resultado das experiências e aprendizagens neste curso, pretende-se melhorar as competências dos participantes na sua capacidade de:
• Identificar crianças em risco para perturbações dos sons da fala, disfonia infantil, gaguez e taquifemia.
• Conhecer os fatores principais para a recuperação espontânea.
TARGET AUDIENCE
Profissionais de Saúde – Não médicos
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  1. Reconhecer as definições e características de voz, fala e fluência
  2. Discutir o diagnóstico de voz, fala e fluência suas comorbidades com outro diagnóstico(s) e diagnóstico diferencial
  3. Conhecer os principais fatores para a recuperação espontânea
  4. Desenvolver conhecimento sobre dados epidemiológicos
  5. Analisar a fundamentação de um encaminhamento para a terapia de fala
ADMISSION CRITERIA
Análise Curricular
Founders