Multiprofessional Care Integration Challenges

Diabetes

Cuidados Integrados

22-I12
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October 4th 2022 - November 2nd 2022
COURSE COORDINATORS
João Filipe Raposo (MD, PhD)
COURSE PRESENTATION
BOLSAS A 100% DO VALOR DA PROPINA
INSCRIÇÕES AQUI

O padrão epidemiológico actual é dominado por uma elevada prevalência de doenças crónicas não transmissíveis que provocam um excesso de carga de doença nos sistemas de saúde e constituem uma ameaça ao desenvolvimento global.

A diabetes mellitus, com uma prevalência mundial estimada de cerca de 9% da população adulta, é um dos elementos desta epidemia a par das doenças cardiovasculares, respiratórias e oncológicas. O estudo da actuação da sociedade e dos sistemas de saúde em diabetes é hoje assumido como um modelo de análise nas áreas dos determinantes de saúde nomeadamente na interação entre as características e comportamentos individuais com o ambiente social e económico e o ambiente físico.

A resposta tradicional do sistema de saúde tem sido a de providenciar soluções farmacológicas e tecnológicas para os casos de diabetes diagnosticados e a de oferecer soluções para as complicações tardias da mesma (retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca e doença coronária, acidentes vasculares cerebrais). Os resultados de diferentes investigações mostram que o percurso tem de ser alterado: os países têm de apostar na prevenção primária, no diagnóstico precoce e definição de intervenções efectivas por parte de todos os agentes.

A conjugação destas intervenções deverá ser feita de forma integrada, tendo em conta as diferentes perspectivas de todos os envolvidos: comunidade, cuidados de saúde, financiadores, pessoas com diabetes. Este curso procura responder às necessidades dos profissionais que pretendam ter uma visão global do que se define como cuidados integrados em diabetes.
TARGET AUDIENCE
Profissionais de Saúde – não médicos
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  1. Ter adquirido conhecimento básico sobre classificação, diagnóstico e terapêuticas em diabetes;
  2. Conhecer os diferentes actores intervenientes nos processos de cuidados e os seus papeis – profissionais de saúde, agentes da comunidade, pessoas com diabetes e seus cuidadores, gestores, decisores, investigadores;
  3. Conhecer e discutir as diferentes dimensões da integração de cuidados;
  4. Ser capaz de elaborar um plano assistencial em diabetes;
  5. Ser capaz de incorporar na sua prática os componentes relevantes para as pessoas com diabetes e integrá-los num programa de qualidade de serviço.
ADMISSION CRITERIA
Análise curricular

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