Behavioral Challenges

CRM

Gestão de Crise em Saúde - 4ª Edição

24-B01.2
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December 4th 2024 - December 5th 2024
COURSE COORDINATORS
Daniela Chaló (MD, PhD) , 
Marcos Cagido (Senior CRM Instructor)
COURSE PRESENTATION


Este curso atribui bolsa de incentivo com reembolso de 100% do valor da propina

INSCRIÇÕES devem ser efetuadas no site da ESSAlcoitão. 
Para mais informações contacte info@ahed.pt

Gestão de Crise em Saúde / Crisis Resource Management  (CRM),  é um curso que permite aos participantes, independentemente da sua área, aprimorar as competências não técnicas na gestão de eventos críticos, utilizando todos os recursos humanos e técnicos desenvolvidos em cada um dos sectores da saúde.

Este curso surge do programa Crew Resource Management inicialmente desenvolvido pela NASA e aplicado na aviação comercial. O CRM aeronáutico tem como objetivo mudar comportamentos, treinar e aprimorar competências não técnicas, como comunicação, relação interpessoal, consciência situacional, tomada de decisão, cultura justa e gestão do erro, de forma a diminuir/prevenir os acidentes aéreos.

O CRM foi introduzido nos sistemas de saúde por David Gaba e colaboradores no final dos anos 80 como Anesthesia Crisis Resource Management (ACRM). Como anestesista e seguidor dos programas espaciais e de aviação, Gaba rapidamente reconheceu o paralelismo com os acidentes ocorridos em anestesia. Surge assim o conceito de segurança do paciente e o aparecimento de instituições como o Anesthesia Patient Safety Foundation nos EUA.

O curso Gestão de Crise traz para a Saúde as boas práticas implementadas na aviação onde se realça a disciplina de procedimentos, liderança, trabalho em equipa, análise de risco e tomada de decisão, gestão de stress e fadiga, gestão da carga de trabalho, gestão do conflito, cultura de reporte voluntário e a gestão do erro.
TARGET AUDIENCE
Profissionais de Saúde – Não médicos
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  1. Desenvolver competências técnicas que melhoram significativamente o trabalho em equipa, consciência situacional, tomada de decisão, comunicação e gestão de carga de trabalho.
  2. Compreender causas humanas de erro, desenvolvendo assim a capacidade de adotar uma abordagem de segurança proativa para os evitar, capturar e mitigar.
    ADMISSION CRITERIA
    CV
    Founders